Construção
de Instrumentos de Percussão com Materiais Alternativos e sua Aplicação
Matemática
(Professor Lázaro Mariano)
Esta
Proposta Pedagógica é resultado de uma experiência feita com alunos surdos, em
sala de aula com a percepção do som através de um material de trabalho do
Professor, uma caixa de amplificação de som. Os alunos pediram para que o
professor falasse no microfone e seguravam a caixinha com as duas mãos
aproximando-a do corpo. Sentiam o som através da vibração do aparelho e
estampavam um sorriso no rosto.
Fizemos
essa experiência com o samba, o bolero, o tango, o fado, o funk, a marcha, a
rancheira, vários ritmos da vivência, origem do Professor e da cultura dos
alunos.
As
atividades musicais para a implementação do projeto “Sons Alternativos na
Educação Musical Escolar” nos oferece subsídios para reflexões, informações e
sugestões que auxiliem outros docentes no decorrer de suas atividades,
possibilitando uma nova experiência de aprendizagem através da música.
As
atividades aqui sugeridas buscam apontar referências conceituais e
metodológicas para sustentar a ação docente e trabalhar a música e matemática de
uma forma flexível e prazerosa ao promover experiências etino-matemática, sensório-musicais,
inovadoras. Com um enfoque prático e reflexivo, o trabalho tem como objetivo
principal construir alternativas metodológicas que articulam criação,
experimentação, escuta sensorial, análise musical rítmica e matemática.
A
perspectiva é de que possamos transitar pelas experiências do fazer, do fruir e
do investigar, proporcionando aos alunos situações que permitam com que eles
conheçam e vivenciem novas possibilidades de se fazer música com matemática e
assim, favoreça o desenvolvimento da observação, da percepção e da
criatividade.
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