sábado, 25 de agosto de 2018

A SENSAÇÃO E A PERCEPÇÃO DO SABER




Construção de Instrumentos de Percussão com Materiais Alternativos e sua Aplicação Matemática
(Professor Lázaro Mariano)

Esta Proposta Pedagógica é resultado de uma experiência feita com alunos surdos, em sala de aula com a percepção do som através de um material de trabalho do Professor, uma caixa de amplificação de som. Os alunos pediram para que o professor falasse no microfone e seguravam a caixinha com as duas mãos aproximando-a do corpo. Sentiam o som através da vibração do aparelho e estampavam um sorriso no rosto.



Fizemos essa experiência com o samba, o bolero, o tango, o fado, o funk, a marcha, a rancheira, vários ritmos da vivência, origem do Professor e da cultura dos alunos.



As atividades musicais para a implementação do projeto “Sons Alternativos na Educação Musical Escolar” nos oferece subsídios para reflexões, informações e sugestões que auxiliem outros docentes no decorrer de suas atividades, possibilitando uma nova experiência de aprendizagem através da música.



As atividades aqui sugeridas buscam apontar referências conceituais e metodológicas para sustentar a ação docente e trabalhar a música e matemática de uma forma flexível e prazerosa ao promover experiências etino-matemática, sensório-musicais, inovadoras. Com um enfoque prático e reflexivo, o trabalho tem como objetivo principal construir alternativas metodológicas que articulam criação, experimentação, escuta sensorial, análise musical rítmica e matemática.

  

A perspectiva é de que possamos transitar pelas experiências do fazer, do fruir e do investigar, proporcionando aos alunos situações que permitam com que eles conheçam e vivenciem novas possibilidades de se fazer música com matemática e assim, favoreça o desenvolvimento da observação, da percepção e da criatividade.


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