SHIRLEY BRAGA POR ELA MESMA
Fui matriculada nesta escola, quando ainda era autarquia "O Municipal", em 1975. Morava em Santo Afonso, distrito de Betim e hoje bairro Santo Afonso a caminho de Esmeraldas.
Da roça, acordar de madrugada para pegar o ônibus da empresas Campolina às 5:50 que vinha de Esmeraldas ( para nós Divineia). Chegava à escola por volta de 6:20 h e era recebida por dona Dica. Atenciosa e carinhosa.
Éramos 5 estudantes que após o 4° de grupo continuaríamos os estudos em 'Betim'. Não existia merenda escolar tão pouco livro didático e vale transporte ou transporte escolar do setor público. Para conseguir um vaga na escola ou era por prova de seleção ou por cartinha de vereador. E não era gratuita. Minha mensalidade era Cr $10,00 (10 cruzeiros) .
Como os livros era obrigatório tê-los, meus pais compravam um que era usado a cada ano por todos os filhos. O único autor que me recordo era David Márcio de geografia.
Como professores tive Gleusa e professor Alberto de Ciências; Moacir e Marli de História; Tarcísio Lamounier e Nelita de Matemática; Maria Helena Amaral e D. Antónia de português; Neide Soriane ,inglês; D. Ide e Maria José Brito de educação física. Professor Raimundo (letra maravilhosa) moral e cívica. Dona Lurdes Viana e Graça Saraiva eram do SOE. (Serviço de orientação) Diretor prof essor Francisco de Paula. Estes são os que recordo. Acho que me esqueci de alguns, perdoem-me.
No ano de 1977 o prédio que abrigava a escola estadual do Decamão estava com sua edificação comprometiva. Nossos pais foram informados q o Colégio Municipal mudaria de prédio temporariamente, para abrigar os alunos do Decamão . Que seríamos transferidos para o prédio do CETAP (na época ainda era conhecido como Gote) até q fosse construído o novo prédio - o "Gigante da Vila".
No prédio do "Cetap" estudei a 7ª e 8ª séries. Além dos professores citados acima tive também Neuza Braz de técnicas industriais e Carlinhos, de práticas agrícolas; Zeneide e Célia de geografia e professor Oel de português. Boas lembranças e saudades.
Em 1990 voltei à escola, já conhecida como E. M. Raul Saraiva Ribeiro, como professora primária de uma turma de 3ª série. Licenciada e concursada retornei à escola em 1996 como professora de geografia, onde pretendo encerrar a carreira de magistério, que amo tanto, com saúde física e mental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário