quarta-feira, 31 de maio de 2017

SHIRLEY BRAGA POR ELA MESMA




SHIRLEY BRAGA POR ELA MESMA


Fui matriculada nesta escola, quando ainda era autarquia "O Municipal", em 1975. Morava em Santo Afonso, distrito de Betim e hoje bairro Santo Afonso a caminho de Esmeraldas. 

Da roça, acordar de madrugada para pegar o ônibus da empresas Campolina às 5:50 que vinha de Esmeraldas ( para nós Divineia). Chegava à escola por volta de 6:20 h e era recebida por dona Dica. Atenciosa e carinhosa. 

Éramos 5 estudantes que após o 4° de grupo continuaríamos os estudos em 'Betim'. Não existia merenda escolar tão pouco livro didático e vale transporte ou transporte escolar do setor público. Para conseguir um vaga na escola ou era por prova de seleção ou por cartinha de vereador. E não era gratuita. Minha mensalidade era Cr $10,00 (10 cruzeiros) . 

Como os livros era obrigatório tê-los, meus pais compravam um que era usado a cada ano por todos os filhos. O único autor que me recordo era David Márcio de geografia. 

Como professores tive Gleusa e professor Alberto de Ciências; Moacir e Marli de História; Tarcísio Lamounier e Nelita de Matemática; Maria Helena Amaral e D. Antónia de português; Neide Soriane ,inglês; D. Ide e Maria José Brito de educação física. Professor Raimundo (letra maravilhosa) moral e cívica. Dona Lurdes Viana e Graça Saraiva eram do SOE. (Serviço de orientação) Diretor prof essor Francisco de Paula. Estes são os que recordo. Acho que me esqueci de alguns, perdoem-me. 

No ano de 1977 o prédio que abrigava a escola estadual do Decamão estava com sua edificação comprometiva. Nossos pais foram informados q o Colégio Municipal mudaria de prédio temporariamente, para abrigar os alunos do Decamão . Que seríamos transferidos para o prédio do CETAP (na época ainda era conhecido como Gote) até q fosse construído o novo prédio - o "Gigante da Vila". 

No prédio do "Cetap" estudei a 7ª e 8ª séries. Além dos professores citados acima tive também Neuza Braz de técnicas industriais e Carlinhos, de práticas agrícolas; Zeneide e Célia de geografia e professor Oel de português. Boas lembranças e saudades.

Em 1990 voltei à escola, já conhecida como E. M. Raul Saraiva Ribeiro, como professora primária de uma turma de 3ª série. Licenciada e concursada retornei à escola em 1996 como professora de geografia, onde pretendo encerrar a carreira de magistério, que amo tanto, com saúde física e mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário