PROFESSOR LUIZ CARLOS DE SOUZA
VITAE
Luiz Carlos de Souza é formado em História pela antiga FAFI – Faculdade
Filosofia Ciências e Letras de BH, curso concluído em julho de 1981.
Filho de Modesto Rodrigues de Souza e de Jesuína Maria de Jesus, nasceu em 04 de agosto de 1957 em Betim, onde hoje é a Casa da Cultura Josephina Bento, lugar onde viveu até por volta dos 27 anos de idade.
Assim como sua amiga Rosa Del Gaudio, professora em Betim, através de um processo seletivo chamado “Admissão” para quinta-série que aconteceu no Ginásio Municipal de Betim, hoje "Museu" da cidade, Luiz começou cursar a antiga quinta-série e posteriormente foi transferido para um novo prédio que mais tarde seria chamado de Escola Raul Saraiva.
Luiz foi aluno da primeira turma da Escola Municipal Raul Saraiva Ribeiro, o prédio novo. Nesta escola também fez a sexta série e encerrou o restante do primeiro grau no Colégio Comercial Betinense, onde também concluiu o antigo Segundo Grau e o Curso Técnico em Contabilidade.
Luiz considera o “Raul Saraiva”, a sua escola do coração onde foi ex-aluno, ainda professor, foi vice-diretor, diretor. Conta que foi o primeiro diretor eleito da Rede Municipal de Betim em 1986 num período em que não havia eleições para diretores na rede. Ingressou na Prefeitura em 10 de fevereiro de 1981.
Num momento em que passamos por crises institucionais, de valores, de atitudes, num contexto incerto, Luiz acredita que o papel do professor é fundamental, por isso diz que além de seus recursos didático-pedagógicos leva o bom humor onde passa, principalmente na sala de professores onde se prepara para alguns minutos de descanso:
“...pra mim a vida é muito séria para levarmos a sério. Todos tem problemas, prefiro, no meu trabalho, leva-lo da forma mais leve possível. A turma é muito legal e sou assim... Brinco com todos que me permitem brincar e às vezes até comigo mesmo.”
Rir faz bem à saúde. O riso, a alegria, e suas manifestações, são importantes na construção do ser humano. É provado através de pesquisas que o homem melhora quando ri. Henri Bergson escreveu “O riso – ensaio sobre a significação do cômico”.
Há quem acredite que é impossível desenvolver nossas habilidades sem leveza. Autores como Aristóteles, no Liceu, já falava do entretenimento para auxiliar o aluno a encontrar o verdadeiro significado da educação. Um professor aberto, leve, divertido facilita o processo de aprendizagem.
Por outro lado há educadores que acreditam que uma feição “sisuda” corrobora no sentido de uma boa disciplina em sala de aula. O bom humor não é sinônimo de indelicadeza nem de grosseria, muito menos de falta de atitude ou desleixo do professor. É uma situação de acolhimento tanto professor/aluno quanto aluno/professor, próprio de quem conhece e partilha generosidade.
Hoje existe um Betim diferente do tempo da infância de Luiz, dentro de um contexto urbano diferenciado, muito além do Capela Nova. Um lugarejo dentro de Minas Gerais que se transformou numa potência econômica e que muito contribui para história do Brasil.
De cachoeiras, árvores frondosas, gabirobas, ladeiras de paralelepípedos e barrancos, Luiz viu fluir casinhas de janelas coloridas, de adobe, de igrejas, tradições, costumes e um monte de desejo de crescer. Assim foi se fazendo sua história concomitante à história de Betim.
Betim poder ser pequeno no mundo, mas o mundo que representa “Capela Nova” no coração dos nativos é que faz suscitar lembranças e um emaranhados de imagens, como o “ Sete de Setembro”, “As Feiras”, “As Quermesses”, “As Folias de Reis”, “O Congado”, um patrimônio que vai inserindo outros integrantes desse espaço que se modifica a cada dia.
EXPERIÊNCIAS ANTERIORES:
- Luiz começou suas atividades laborativas primeiramente como engraxate, carregador de sacola no antigo Mercado de Betim. Foi Servente de Pedreiro, Office Boy, Bar Balconista, trabalhou no Curtume de Betim.
- Foi Diretor da Escola Municipal Raul Saraiva entre 1986 a 1989, 1985 a1999 e Vice – Diretor nesta mesma escola de 1992 a 1994.
- Prestou serviço na Secretaria Municipal de Educação de Betim – SEMED nos dois primeiros mandatos de Carlaile Pedrosa. No primeiro mandato foi Chefe de Divisão Administrativa de Ensino durante o período em que Lourival Emídio foi Secretário Municipal de Educação.
- Foi coordenador do Setor de Plano de Cargos Carreiras e Salários na Educação (PCCV)
- No Terceiro mandato de Carlaile Pedrosa, Luiz foi coordenador do setor de Estrutura do Programa Escola Integral.
- Lecionou na Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo.
- Lecionou na Escola Estadual Sílvio Lobo
- Lecionou na Escola Estadual Carlos Lúcio – CETAP
- Lecionou na Escola Municipal Antônio de Assis Martins.
- Lecionou na Escola Municipal Presidente Raul Soares
- Lecionou na Escola Municipal Manoel Saturnino
- Lecionou na Escola Municipal Clóvis Salgado
- Lecionou no Colégio Batista Mineiro de Betim
Nenhum comentário:
Postar um comentário