quarta-feira, 1 de novembro de 2017

DIA DAS CRIANÇAS NO RAUL





A criança que brinca se sente livre. Apesar de estarmos passando por transformações significativas no processo de desenvolvimento de nossas crianças, inclusive pela influência do capitalismo, da tecnologia, da investida no mundo do trabalho e demais fenômenos como na música, por exemplo, a Escola Raul Saraiva Ribeiro desperta seu tempo no sentindo de relevar a brincadeira no crescimento dos pequenos.

Hoje não temos mais a brincadeira de rua tão frequente, os quintais cheios de árvores, as gangorras, os escorregadores naturais... As cidades estão tomando uma extensão gigantesca e engolindo nossas crianças. Aquelas que vivem em centros urbanos conhecem frutas, legumes e uma variedade de condimentos através das exposições de feiras e supermercados. É raro uma criança que se desenvolva nesse meio ter acesso às árvores que produzem esses frutos.


O ato de correr livremente é uma atividade fundamental no processo de aprendizagem infantil. O direito a brincadeira é legítimo e não podemos negar essa atividade às nossas crianças. Neste dia 28 de outubro a Escola Raul Saraiva transformou-se num grande parque de diversões.


As brincadeiras desenvolvem as capacidades e competências de uma forma integrada, a convivência com as diferenças se realça e a formação do ser humano pleno se dá nessas relações.

Adultos ainda acreditam que as crianças brinquem só por diversão, mas é neste momento que ao experimentar situações variadas elas entendem o significado do fazer do adulto. As crianças que são “jogadas” no mundo do trabalho precoce, perdem a oportunidade de entender o lazer como forma de crescimento, o que possibilita a dificuldade de se colocar nas relações pessoais e, contudo não aprendem o seu papel no do meio.

Esquerda para direita: Júlia, Edvaldo, Yuri, Endreck, Samara, Luiza, Camila e Daniel.


A direção da Escola Raul Saraiva Ribeiro reuniu com o corpo docente e falou da “Rua de Lazer” na escola com brinquedos, como castelo inflável, cama elástica, miniparque, piscina de bolinha, piscina de sabão além de pipoca, algodão doce e muita diversão.

Este dia como em toda brincadeira saudável, propiciou um espaço onde a criança criasse suas próprias regras, inventando o próprio jogo, se comunicando com as diferenças, pensando livremente e compartilhando socialmente.


Acreditamos que todo espaço da escola é de aprendizagem e precisam ser estimulados, assim essa atividade facilita o pensamento numa relação direta entre o desenvolvimento motor, as experiências afetivas, o contato e o respeito ao outro.

O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países. Em algumas décadas essa data foi padronizada no Brasil em 12 de outubro, em 1923 teve Congresso Sul-Americano da Criança no Rio de Janeiro e a partir daí políticos começam a intervir e com decreto instituem a data oficial.

A partir do início da década de 50 uma famosa indústria de brinquedos lançou uma campanha no intuito de focar o lucro, a renda foi tamanha que chamou a atenção de outros empresários do ramo e a partir daí lançaram uma nova campanha promovendo a “Semana da Criança”. O objeto maior era alcançar o maior número de venda possível.

Novamente entra o interesse político e revitalizam a comemoração do “12 de outubro” como dia das crianças que passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.


A Escola Raul Saraiva Ribeiro tem como foco principal nessa data e em todas as outras do ano, os jovens, adolescentes, crianças e adultos. O “Dia da Criança” em nossa escola é um momento de reflexão em que o protagonista de nossas peças diárias é o estudante.

Nosso roteiro de arte é ensinar sem comodismo, sem ter como objeto o ato preciso de auferir ganhos e lucros, onde nossos estudantes se portam como seres ativos e participantes no centro do processo de ensino/aprendizagem.

Para isso, nosso corpo docente exerce um papel insubstituível no processo da transformação social, onde estes homens e mulheres  abraçam sua carreira com identidade, no papel de profissionais que transcendem a lousa e os muros da escola.  Nossas ações se constituem na atuação desses profissionais através de sua prática social e pedagógica. Professores e Professoras com competência e habilidade na capacidade de decidir, produzindo novos conhecimentos e envolvendo a comunidade.

Viva as crianças. Viva Raul!

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