![]() |
A diretoria da UMES em Betim MG |
A
participação da comunidade escolar nessa prática pedagógica busca
descentralizar a forma de poder e corrobora à uma consciência participativa e
critica da construção de uma Escola que atenda às diversidades.
Estamos
investindo na autonomia de nossos alunos,
as
relações de afeto no sentido de contribuir no desenvolvimento desses atores com
a liberdade de escolha, propostas coerentes, estudantes pesquisadores em
consonância com o Projeto Rede de Saberes Proposto pela Secretaria de Educação do
qual estamos tendo retorno dos Professores participantes.
A
direção da escola se responsabiliza e se preocupa em dar condições para que o
encaminhamento dos trabalhos com
projetos que envolvam habilidades sócio- emocionais em sala de aula, o que nos deixa
esperançosos de que a importância do desenvolvimento de tais habilidades
contribuam de forma veemente no aspecto
cognitivo de nossos jovens e adolescentes.
A
temática de formação dos Professores na SEMED, “Neurociência” foi um
colaborador importante no sentido de reforçar essas relações do apego entre adolescentes
e professores, uma vez que o tratamento com as emoções do aluno propicia melhor
condição de conexões neuronais e consequentemente contribui para o ensino-aprendizagem na escola.
Para
dar suporte e contribuir com as necessidades dos alunos, o professor precisa
passar confiança e nessa direção facilitar a exploração de mundo com autonomia.
Importante lembrar de pesquisas importantes do Professor “Paulo Freire” sobre
autonomia na educação.
A
Proposta Democrática dessa gestão é o investimento na autonomia dos estudantes
para que possam compartilhar decisões e saber de seu papel na Escola. Para isso juntamente com o segmento escolar promovemos um trabalho coletivo de
construção da cidadania na efetivação desse Processo Democrático.
Dentro
do Projeto – “OS CINQUENTA ANOS DO RAUL”, estamos dando prosseguimento a outros
Projetos como “Africanidade”, do qual já relatamos da importância desse
trabalho aqui.
Do
Projeto interdisciplinar Copa do mundo
da Rússia 2018 com a intenção de envolvendo
o maior número de disciplinas possível trabalhando também os temas transversais
e Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo, e permitir
aos alunos não só assistir aos jogos, mas também conhecer as diferentes culturas
participantes do evento, em especial a diversificada cultura do país sede,
Rússia.
Segundo
o Professor Paulo André, as vantagens de trazer a discussão sobre a Copa do
Mundo e o futebol popular para a sala de aula é impar, já que a discussão não é
apenas oportuna por ser ano de copa, mas sim necessária, caso contrário o
futebol perde seu potencial como manifestação cultural mundial para ser apenas
o maior veículo de alienação e dominação servil no nosso país.
CONSELHOS
ESCOLARES ( Detalhes em postagem de fevereiro 19, 2018)
O
direito de todos ao conhecimento sistemático está explicitado no inciso III, do
art. 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): “zelar pela
aprendizagem dos alunos”, isso significa priorizar o processo de aprendizagem
do aluno e possibilitar condições para a prática cidadã, daí a necessidade da
dimensão da cidadania em nosso trabalho diário.
A
nossa Carta Magna ( A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988) dispõe
no inciso VI, do artigo 206, que a educação escolar será ministrada com base em
princípios, estando entre eles a “gestão democrática do ensino público, na
forma da lei”. A LDB/96 em seu artigo 3º e artigo 14, trata da seguinte forma:
Os
sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público
na educação básica de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes
princípios: I. participação dos profissionais da educação na elaboração do
projeto pedagógico da escola; II. Participação das comunidades escolar e local
em conselhos escolares ou equivalentes.
O
Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 10.172/01, também estabelecia, como
objetivos e prioridades, a
[...]
democratização da gestão do ensino público nos estabelecimentos oficiais,
obedecendo aos princípios da participação dos profissionais da educação na
elaboração do projeto pedagógico da escola e a participação das comunidades
escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. (BRASIL, 2002).
A
importância da consolidação dos Conselhos Escolares na escola pública tem seu
reconhecimento pelo governo federal por meio do Plano de Desenvolvimento da
Educação (PDE) lançado em 24 de abril de 2007 e do Decreto n. 6.094/07 que
dispõe sobre a implementação do “Plano de Metas Compromisso Todos pela
Educação", programa estratégico do PDE, que define 28 diretrizes pautadas
em resultados de avaliação de qualidade e de rendimento dos alunos.
A
Meta nº 25 do Plano, visa “Fomentar e apoiar os conselhos escolares, envolvendo
as famílias dos educandos, com as atribuições, dentre outras, de zelar pela
manutenção da escola e pelo monitoramento das ações e consecução das metas do
compromisso”.
GREMIO ESTUDANTIL
A
Escola Municipal Raul Saraiva Ribeiro está prosseguindo nesta Gestão
Democrática com a proposta do “Grêmio Estudantil” em outra forma de organização
colegiada.
![]() |
Os organizadores e candidatos junto aos Diretores da UMES em Betim MG. |
Organizado
e composto pelos próprios alunos com a supervisão da Direção, é uma das
primeiras oportunidades em que os estudantes participam de uma organização para
tomada de decisões como instituição, numa perspectiva política, em benefício da
Escola e da qualidade do ensino-aprendizagem.
Foi
realizada essa Proposta de Campanha da Gestão atual com a eleição do Grêmio Estudantil Atitude Jovem, da Escola
Municipal Raul Saraiva Ribeiro.
Nossos
estudantes participaram do Processo Democrático com muito afinco para eleição
da Nova Diretoria do Grêmio Estudantil.
Na
contagem de mais de 415 votos a CHAPA ATITUDE JOVEM foi eleita para conduzir reivindicações,
escolhas, novas propostas, colaborar na administração colegiada do Raul.
Os
novos diretores ficaram assim estabelecidos conforme a votação:
DENOMINAÇÃO - Grêmio Estudantil do Raul Atitude Jovem
DENOMINAÇÃO - Grêmio Estudantil do Raul Atitude Jovem
PRESIDENTE - Gabriela Braga Martins - Nono ano A
VICE PRESIDENTE - Emanuelle Barbosa de Sousa - Nono ano A
Representante da UMES - Fernando Alves Matos
![]() |
Gabriela Martins e Emannuela Barbosa ( ambas do Nono A) eleitas para o Novo Grêmio do Raul. |
Na
organização junto à administração da Escola os estudantes:
Emannuel
(9º A), Yasmim ( 9º A), Ana
Flávia ( 9º A) .
![]() |
Emannuel, Yasmin, Ana Flávia, com os Diretores da UMES em Betim MG na contagem dos votos. |
![]() |
Juliana Silva, Juliana Melo e Alfredo Johnson Rodriguéz acompanhando o Processo. |
Estes
alunos perceberam que têm voz na administração da escola, e já pensam em
apresentar suas ideias e opiniões. Foi um trabalho importante coordenado pelo
Professor Alfredo Johnson junto a UMES e os alunos, quando o diretor da União
Municipal de Estudantes Secundaristas salientaram a importância da responsabilidade na formulação de
suas intervenções em cada turma da Escola.:
- Foi um trabalho muito produtivo e esclarecedor.
- Foi um trabalho muito produtivo e esclarecedor.
Os
candidatos ao Grêmio Estudantil foram estimulados a defender os interesses
comuns de todos os alunos de forma crítica e responsável.
A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES (PS1 E PS2)
“Ai
de nós educadores se deixarmos de sonhar sonhos possíveis!” (Paulo Freire).
O direito de frequentar a mesma escola, em fazer parte de diferentes grupos possibilitando ao nosso aluno com necessidades em participar desse Processo Democrático foi um fator importante na inclusão do deficiente auditivo e na sua formação cidadã.
O direito de frequentar a mesma escola, em fazer parte de diferentes grupos possibilitando ao nosso aluno com necessidades em participar desse Processo Democrático foi um fator importante na inclusão do deficiente auditivo e na sua formação cidadã.
Temos duas turmas “o PS1 e o PS2” que seguiram ao encontro à esta novidade na Escola Raul com a magia em estar participando de um momento importante da Escola, garantindo desde cedo, o acesso aos recursos que lhes possibilita exercer seus direitos sem barreiras.
Trabalhamos na sala de aula a importância do voto, de usufruir seus direitos escolares, exercendo sua cidadania, de acordo com os princípios constitucionais do nosso país.
Quando entrevistamos os Diretores e Organizadores do Processo na Escola, falaram de competências básicas, de vida digna e da participação de todos os alunos na vida escolar. Parabéns estudantes e Direção. VIVA RAUL!
Quando entrevistamos os Diretores e Organizadores do Processo na Escola, falaram de competências básicas, de vida digna e da participação de todos os alunos na vida escolar. Parabéns estudantes e Direção. VIVA RAUL!
![]() |
Samara observa Rafael (PS1) recebendo as instruções para votação. |
![]() |
Daniel e Endreck (PS2) votando. |
![]() |
Os Diretores - Trabalho com afinco, jovens politizados. |
![]() |
Erick (PS1), recebendo instruções para votação. |
![]() |
Rafael (PS1), nos disse de sua satisfação em participar do Processo Democrático. |
![]() |
Erick (PS1), termina a votação ciente de seu dever político. |
![]() |
Abraão (PS1) pega a caneta e procura ansioso a urna. |
![]() |
Abraão (PS1), votando enquanto Gustavo espera ansioso. |
![]() |
Gustavo (PS1), colocando o voto na urna. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário