sexta-feira, 23 de março de 2018

ÓRGÃOS COLEGIADOS NO RAUL




A diretoria da UMES em Betim MG
Os órgãos colegiados foi tema corrente na formação das propostas da Gestão atual, conforme as leis que regem o ensino público e a prática democrática inerente às ações da Gestão de Juliana Silva, Juliana Melo e Alfredo Johnson.

A participação da comunidade escolar nessa prática pedagógica busca descentralizar a forma de poder e corrobora à uma consciência participativa e critica da construção de uma Escola que atenda às diversidades.

Estamos investindo na autonomia de nossos alunos, as relações de afeto no sentido de contribuir no desenvolvimento desses atores com a liberdade de escolha, propostas coerentes, estudantes pesquisadores em consonância com o Projeto Rede de Saberes Proposto pela Secretaria de Educação do qual estamos tendo retorno dos Professores participantes.

A direção da escola se responsabiliza e se preocupa em dar condições para que o encaminhamento dos  trabalhos com projetos que envolvam habilidades sócio- emocionais em sala de aula, o que nos deixa esperançosos de que a importância do desenvolvimento de tais habilidades contribuam de forma veemente  no aspecto cognitivo de nossos jovens e adolescentes.

A temática de formação dos Professores na SEMED, “Neurociência” foi um colaborador importante no sentido de reforçar essas relações do apego entre adolescentes e professores, uma vez que o tratamento com as emoções do aluno propicia melhor condição de conexões neuronais e consequentemente contribui para o ensino-aprendizagem na escola.

Para dar suporte e contribuir com as necessidades dos alunos, o professor precisa passar confiança e nessa direção facilitar a exploração de mundo com autonomia. Importante lembrar de pesquisas importantes do Professor “Paulo Freire” sobre autonomia na educação.

A Proposta Democrática dessa gestão é o investimento na autonomia dos estudantes para que possam compartilhar decisões e saber de seu papel na Escola. Para isso juntamente com o segmento escolar promovemos um trabalho coletivo de construção da cidadania na efetivação desse Processo Democrático.

Dentro do Projeto – “OS CINQUENTA ANOS DO RAUL”, estamos dando prosseguimento a outros Projetos como “Africanidade”, do qual já relatamos da importância desse trabalho aqui.

Do  Projeto interdisciplinar Copa do mundo da Rússia 2018 com a intenção de envolvendo o maior número de disciplinas possível trabalhando também os temas transversais e Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo, e permitir aos alunos não só assistir aos jogos, mas também conhecer as diferentes culturas participantes do evento, em especial a diversificada cultura do país sede, Rússia.

Segundo o Professor Paulo André, as vantagens de trazer a discussão sobre a Copa do Mundo e o futebol popular para a sala de aula é impar, já que a discussão não é apenas oportuna por ser ano de copa, mas sim necessária, caso contrário o futebol perde seu potencial como manifestação cultural mundial para ser apenas o maior veículo de alienação e dominação servil no nosso país.

CONSELHOS ESCOLARES ( Detalhes em postagem de fevereiro 19, 2018)

O direito de todos ao conhecimento sistemático está explicitado no inciso III, do art. 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): “zelar pela aprendizagem dos alunos”, isso significa priorizar o processo de aprendizagem do aluno e possibilitar condições para a prática cidadã, daí a necessidade da dimensão da cidadania em nosso trabalho diário.

A nossa Carta Magna ( A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988) dispõe no inciso VI, do artigo 206, que a educação escolar será ministrada com base em princípios, estando entre eles a “gestão democrática do ensino público, na forma da lei”. A LDB/96 em seu artigo 3º e artigo 14, trata da seguinte forma:

Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: I. participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II. Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

O Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 10.172/01, também estabelecia, como objetivos e prioridades, a
[...] democratização da gestão do ensino público nos estabelecimentos oficiais, obedecendo aos princípios da participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e a participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. (BRASIL, 2002).

A importância da consolidação dos Conselhos Escolares na escola pública tem seu reconhecimento pelo governo federal por meio do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) lançado em 24 de abril de 2007 e do Decreto n. 6.094/07 que dispõe sobre a implementação do “Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação", programa estratégico do PDE, que define 28 diretrizes pautadas em resultados de avaliação de qualidade e de rendimento dos alunos.

A Meta nº 25 do Plano, visa “Fomentar e apoiar os conselhos escolares, envolvendo as famílias dos educandos, com as atribuições, dentre outras, de zelar pela manutenção da escola e pelo monitoramento das ações e consecução das metas do compromisso”.

GREMIO ESTUDANTIL

A Escola Municipal Raul Saraiva Ribeiro está prosseguindo nesta Gestão Democrática com a proposta do “Grêmio Estudantil” em outra forma de organização colegiada.

Os organizadores e candidatos junto aos Diretores da UMES em Betim MG.
Organizado e composto pelos próprios alunos com a supervisão da Direção, é uma das primeiras oportunidades em que os estudantes participam de uma organização para tomada de decisões como instituição, numa perspectiva política, em benefício da Escola e da qualidade do ensino-aprendizagem.

Foi realizada essa Proposta de Campanha da Gestão atual com a eleição do Grêmio Estudantil Atitude Jovem, da Escola Municipal Raul Saraiva Ribeiro.

Nossos estudantes participaram do Processo Democrático com muito afinco para eleição da Nova Diretoria do Grêmio Estudantil.

Na contagem de mais de 415 votos a CHAPA ATITUDE JOVEM foi eleita para conduzir reivindicações, escolhas, novas propostas, colaborar na administração colegiada do Raul.

Os novos diretores ficaram assim estabelecidos conforme a votação:

DENOMINAÇÃO - Grêmio Estudantil do Raul Atitude Jovem


PRESIDENTE -  Gabriela Braga Martins - Nono ano A

VICE PRESIDENTE -  Emanuelle Barbosa de Sousa - Nono ano A


Representante da UMES - Fernando Alves Matos


Gabriela Martins e Emannuela Barbosa ( ambas do Nono A) eleitas para o Novo Grêmio do Raul.
Na organização junto à administração da Escola os estudantes:

Emannuel (9º A), Yasmim ( 9º A),  Ana Flávia ( 9º A) .

Emannuel, Yasmin, Ana Flávia, com os Diretores da UMES em Betim MG na contagem dos votos.
A realização do Processo Eleitoral Democrático foi apoiado pela Direção Juliana Silva, Juliana Melo e Alfredo Johnson Rodríguez.

Juliana Silva, Juliana Melo e Alfredo Johnson Rodriguéz acompanhando o Processo.
 Estes alunos perceberam que têm voz na administração da escola, e já pensam em apresentar suas ideias e opiniões. Foi um trabalho importante coordenado pelo Professor Alfredo Johnson junto a UMES e os alunos, quando o diretor da União Municipal de Estudantes Secundaristas salientaram a importância da responsabilidade na formulação de suas intervenções em cada turma da Escola.:

- Foi um trabalho muito produtivo e esclarecedor.

Os candidatos ao Grêmio Estudantil foram estimulados a defender os interesses comuns de todos os alunos de forma crítica e responsável.

A estes estudantes cumpre estabelecer uma boa relação com outros órgãos ligados ou não à comunidade escolar evocando uma rede interligada  e comprometida com a tradição e qualidade no ensino neste 50 anos de RAUL – AVANTE RAUL.

A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES (PS1 E PS2)


“Ai de nós educadores se deixarmos de sonhar sonhos possíveis!” (Paulo Freire). 

O direito de frequentar a mesma escola, em fazer parte de diferentes grupos possibilitando ao nosso aluno com necessidades em participar desse Processo Democrático foi um fator importante  na inclusão do deficiente auditivo e na sua formação cidadã.

Temos duas turmas “o PS1 e o PS2” que seguiram ao encontro à esta  novidade na Escola Raul com a magia  em estar participando de um momento importante da Escola,  garantindo desde cedo, o acesso aos recursos que lhes possibilita exercer seus direitos sem  barreiras.

Trabalhamos na sala de aula a importância do voto, de usufruir seus direitos escolares, exercendo sua cidadania, de acordo com os princípios constitucionais do nosso país. 

Quando entrevistamos os Diretores e Organizadores do Processo na Escola, falaram de competências básicas, de vida digna e da participação de todos os alunos na vida escolar. Parabéns estudantes e Direção. VIVA RAUL!

Samara observa Rafael (PS1) recebendo as instruções para votação.

Daniel e Endreck (PS2) votando.

Os Diretores - Trabalho com afinco, jovens politizados.

Erick (PS1), recebendo instruções para votação.


Rafael (PS1),  nos disse de sua satisfação em participar do Processo Democrático.

Erick (PS1), termina a votação ciente de seu dever político.



Abraão (PS1) pega a caneta e procura ansioso a urna.

  
Abraão (PS1), votando enquanto Gustavo espera ansioso. 

Gustavo (PS1), colocando o voto na urna.


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